Conheça um pouco melhor as características deste material e os benefícios das janelas PVC vs janelas de alumínio.

O que é o PVC?

Devido às suas múltiplas vantagens, nos anos mais recentes o PVC o substituiu o alumínio enquanto material mais adotado pelos profissionais e consumidores finais nas janelas dos seus projetos residenciais ou em outros edifícios.

O PVC, ou policloreto de vinilo, é um termoplástico dos mais antigos e importantes. A sua história remonta às primeiras décadas século XX, quando se iniciou a comercialização do produto nos EUA, pela BFGoodrich. Rapidamente a procura pelo PVC cresceu e este tornou-se um produto essencial para a indústria da Construção. Atualmente é o terceiro plástico mais vendido no mundo, sendo utilizado em diferentes indústrias, nomeadamente na áreas da saúde, têxteis e construção, entre outras.

Composto por 57% de cloreto de sódio e 43% de carbono (derivado de petróleo/gás natural), o PVC é menos dependente de petróleo e gás natural que os outros polímeros, permitindo poupar recursos naturais. Por outro lado, é mais resistente à oxidação e degradação que os restantes termoplásticos e diversos estudos confirmam a sua performance técnica elevada.

 

Janelas PVC, da excepção à norma

A escolha das janelas é uma etapa de importância crucial para garantir o conforto térmico e acústico de um edifício. Uma boa janela ajuda-o a evitar perdas de calor no Inverno e a manter os interiores frescos no verão, o que contribui para reduzir a fatura energética.

Esta crescente preocupação dos indivíduos e da arquitetura moderna com a sustentabilidade e a eficiência energética, bem como com critérios de ordem prática como a captação de luz natural e a facilidade de manutenção e limpeza, entre outros, fizeram do PVC a primeira escolha para as Janelas PVC dos edifícios em substituição das caixilharias em alumínio.

De facto, a inovação e melhoria constante das fórmulas utilizadas, permitem que atualmente o PVC garanta níveis de eficiência energética e acústica excecionais enquanto, simultaneamente, fornece um maior leque de opções estéticas e arquitectónicas e uma maior durabilidade.

 

9 vantagens das Janelas PVC vs Janelas de alumínio

A escolha de perfis em PVC tem, portanto, inúmeras vantagens. Aqui fica uma breve síntese das mesmas.

 

1. Eficiência energética/isolamento térmico superior

As janelas PVC garantem um melhor nível de isolamento, traduzindo-se numa diminuição dos custos com aquecimento (no inverno) e arrefecimento (no verão). Está comprovado que reduzem em 64% as perdas de calor, quando comparadas com caixilharias de alumínio, e que a condensação à superfície é menor.

 

2. Melhor isolamento acústico

Os perfis em PVC ajudam à insonorização, reduzindo a poluição sonora vinda do exterior. Diversos estudos revelam que, para um mesmo tipo de vidro, o índice de isolamento acústico Rw médio, do PVC é superior ao de outros materiais, entre os quais o alumínio.

 

3. Maior resistência química

As janelas e portas PVC são mais resistentes ao apodrecimento e à corrosão, mesmo quando se encontram expostas a condições atmosféricas mais agressivas e/ou estão aplicadas em junto ao mar ou em zonas industriais.

 

4. Maior resistência ao vento

Os perfis em PVC apresentam grande resistência ao impacto, devido às modificações e aperfeiçoamento da sua fórmula molecular.

 

5. Melhor relação qualidade-preço

As janelas PVC têm uma excelente relação qualidade-preço, quer relativamente à implementação deste tipo de caixilharia, quer no que respeita à manutenção dos perfis. Por outro lado, como são mais eficientes energeticamente, permitem-lhe poupar em continuidade.

 

6. Manutenção

As janelas e portas PVC atraem muito poucas partículas de poeira, pelo que uma lavagem regular com água e sabão é suficiente para as manter limpas. É quanto basta e dispensam-se produtos de limpeza especiais. Esta vantagem simples pode contudo ser determinante, nomeadamente nas situações onde a manutenção é subcontratada, por exemplo, em construções públicas, escolas, nos hospitais, etc.

 

7. Comportamento anti-chama

As janelas PVC apresentam um excelente comportamento na presença de um incêndio, sendo classificados como um produto “dificilmente inflamável e com capacidade de se auto extinguir”, o que significa que nunca poderão ser a causa de um incêndio nem favorecem a sua propagação.

 

8. Amigas do ambiente

Os perfis PVC são 100% recicláveis no final da sua vida útil. A questão ambiental é ainda reforçada pela sua durabilidade (cerca de 30 anos) e pelos baixos níveis de poluição inerentes ao seu fabrico.

 

9. Maior garantia

Os perfis em PVC têm mais tempo de garantia, normalmente o dobro dos de alumínio.

 

Em conclusão, as janelas são um elemento essencial em qualquer processo de construção, pois são indissociáveis do sistema de climatização, do conforto e da segurança de um edifício, ou da sua casa. As janelas PVC são a opção acertada para a maioria dos casos. Tem dúvidas sobre que janelas escolher? Contacte-nos, teremos todo o prazer em ajudar.